sábado, 27 de março de 2010

Vencedores do Passatempo de Março

Os vencedores do mês de Março são:


Maria Simões - Coimbra
«Quando era filha,
Não havia mesada para ninguém,
E se queria alguns tostões,
Tinha de tirar boas notas,
E ajudar em casa a mãe.
Hoje sou mãe,
E também não dou mesada à minha filha,
Sempre lhe disse,
Que quando precisar basta pedir,
Pois assim não gasta no que não faz falta,
E poupa para comprar o que realmente vale a pena.»


Lia Duarte-Montalegre
«Com o nascimento da minha filha a minha condição de vida mudou muito: passei de esposa dependente (desempregada) para ser simplesmente a sua mãe da minha bebé, sem um tostão no bolso! Rapidamente a questão económica sobrepôs-se ao choque inicial de ter um bebe nos braços e não ter um marido e um pai para a minha filha. Felizmente tenho o apoio dos meus pais mas, senti urgência em mudar os meus hábitos de consumo e ensinar à minha filha life skills (saber-fazer, habilidades que salvam a nossa vida): cozinhar, criar o próprio alimento, saber distinguir o essencial do supérfluo, saber viver com pouco dinheiro, enfim viver com alegria e inteligência. Quando não há dinheiro tem que haver imaginação, flexibilidade, mudança! A principal: a alimentação. Homemade é a chave: fazer todas as refeições em casa (levar lanche se vamos sair), fazer iogurtes em casa, pão e bolachas. Ter uma horta é essencial (actualmente sou ovo-lacto-vegetariana). Não comprar alimentos processados é ser inteligente.

Para além disso passei a considerar um luxo o que antes era para mim essencial: roupas (reciclo, remendo, uso em segunda mão), perfumes (não uso), champô (substituo por sabão azul e amaciador), comprar livros (agora vou à biblioteca), cinema (substituí por livros, tv e internet), entre outras coisas. Ser mãe, e viver esta mini-crise, fez-me aproximar da natureza e dar valor aos instintos básicos de sobrevivência. Hoje em dia, o único luxo que tenho é o tempo que dedico às brincadeiras com a minha bebé e isso, toda a gente sabe, é de graça. Sinto-me leve, desperta, feliz e pronta para enfrentar qualquer crise que venha por aí. 3 Vivas à maternidade!»

Carla Isabel - Vila Flor

«Desde de pequena fui ensinada que o dinheiro custa a ganhar e este è o a ideia que quero passar aos meus filhos.»


Nenhum comentário: